Milton Wainwright, o cientista agnóstico, ‘falou e disse’: Dover foi uma vitória de Pirro para a Nomenklatura científica!

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Milton Wainwright, professor de biologia da Warwick University, cientista evolucionista e agnóstico, enviou duas cartas comentando a reação de dois leitores a um artigo de Steve Fuller, professor de sociologia, também da Warwick University, [depôs em Dover a favor do DI] publicado no “The Times Higher”:


The Times Higher, Letters, January 20 2006, p.17.

Peter Brophy usa o recente julgamento de corte dos Estados Unidos sobre o ensino do design inteligente nas escolas [de Dover] para apoiar sua sugestão para que o The Times Higher pare de discutir esta questão (Letters, January 13).

A Igreja Católica costumava ser o principal obstáculo para novas idéias. Agora, nós encontramos os evolucionistas demonstrando um grande prazer que um juiz americano, presumivelmente um cientista não praticante, declarou que o design inteligente “não é científico”. Esta introdução das cortes como um árbitro do que é e não é científico é perigoso [sic] e pode ainda ricochetear nos evolucionistas. Brophy não está claramente satisfeito com esta vitória de Pirro, mas ele agora procura influenciar a imprensa a censurar o debate – exceto nos termos ditados por ele.

Milton Wainwright
Sheffield University

The Times Higher, Letters, February 3 2006, p.17.
Não detestem o debate

Raphael Salkie afirma que os meus pontos de vista sobre o design inteligente são “detestáveis” (Letters. January 27). Eu tenho ensinado e pesquisado em biologia há mais de 30 anos, tenho publicado sobre a história e a filosofia da ciência, e eu estou complemente imerso no paradigma evolutivo. Eu tenho lido a maioria da literatura e encontrado-a racional (embora não necessariamente correta).

O meu argumento não é contra a evolução, mas contra aqueles zelotas que pensam que a seleção natural e a única resposta completa, e tentam impedir o debate sobre qualquer coisa que desafie isso.

Eu sou co-autor de um trabalho que irá, esperançosamente, estender a nossa visão da seleção natural. Antes que os ideólogos darwinistas joguem a palavra “criacionista” em mim, eu devo adicionar que sou um agnóstico com uma forte aversão à religião organizada.

Milton Wainwright
Sheffield University

Eu não sou sociólogo, mas vou me aventurar a fazer uma afirmação sociológica categórica: o atual ‘modus operandi’ da Nomenklatura científica na Academia e na Grande Mídia contra os dissidentes científicos de Darwin em nada difere do ‘modus operandi’ do fundamentalismo religioso contra os ‘hereges’.

Galileu Galilei deve estar se revirando no túmulo com esses pares!