Kevin Kelly ‘falou e disse’ muito antes de mim: eles são pós-darwinistas!

quinta-feira, março 23, 2006

O intelectual tupiniquim é metido a besta – ele pensa que é universal e original nas suas idéias e conceitos. Eu confesso, sou culpado desse ‘orgulho intelectual’ besta pois eu imaginava ter sido bastante ‘original’ em me rotular ‘pós-darwinista’.

Antes de mim, há mais de uma década, Kevin Kelly disse em relação a um crescente número de cientistas, NOTA BENE não são religiosos fundamentalistas, mas cientistas que duvidam da suficiência epistêmica do neodarwinismo explicar a origem e a evolução da vida:

“Um número de microbiologistas, geneticistas, biólogos, matemáticos e cientistas de computação estão dizendo que há muito mais na realidade do que no darwinismo... Eu os chamo de os ‘pós-darwinistas’... A divergência deles é com a natureza do alcance geral do argumento darwinista, no fato de que no final [o darwinismo] não explica muito, e a evidência emergente de que somente o darwinismo possa não ser suficiente para explicar tudo o que nós vemos... O que mais está funcionando dentro ou além da evolução [sic] como nós a entendemos?” in “Out of Control: The New Biology of Machines, Social Systems, and the Economic World”, Cambridge, Mass, Perseus, 1994, p. 365-66.

Interessante a pergunta de Kelly: “O que mais está funcionando dentro ou além da evolução [sic] como nós a entendemos?”. A única resposta possível é: Design inteligente!

Pensar que eu tinha me considerado original em ser um ‘pós-darwinista’ quando já havia muitos cientistas bem antes de mim indo nesse ‘caminho de Damasco epistemológico’. Tudo bem, ninguém pode ser original sempre, mas é confortante saber que eu estou em boa companhia – a dos céticos científicos de Darwin!

St. George Jackson Mivart, nomeio você ‘o patrono dos céticos científicos de Darwin’. Rapaz, você foi eclipsado INTENCIONALMENTE como cientista somente por causa de suas motivações existenciais-religiosas. Esqueceram o mais importante: as suas críticas científicas devastadoras à teoria da seleção natural. Você está sendo vindicado, Mivart. Desculpe a intimidade e irreverência, Saint George Jackson Mivart!