Curso sobre Design Inteligente em universidade de renome

quarta-feira, abril 26, 2006

Favor beliscar para ver se você não está sonhando (defensores do Design Inteligente) – não está não. Ou se está tendo um baita pesadelo (vocês da Nomenklatura científica ultradarwinista) – está sim!

É verdade, mas não é aqui nesta grande nação democrática e livre do Brasil onde nós podemos debater e questionar Darwin-ídolo sem sanções de carreira ou de graduação. Isso gente, aconteceu lá no Canadá. Acho que vou me mudar para lá, pelo menos para poder discutir e debater o DI livremente.

Neste primeiro semestre (Jan. – Abr. de 2006), o Instituto de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia da Universidade de Toronto ofereceu um curso de graduação chamado “HPS 1046H - Teleology, Adaptation and Design”, ensinado pelo professor Denis Walsh.

Sumário da ementa:

HPS1046: Tópicos Especiais: Teleologia, Adaptação e Design (D. Walsh)

A biologia evolutiva, diferente de outras ciências naturais, parece empregar explicações teleológicas. As explicações teleológicas parecem ser apropriadas porque os organismos parecem ter sido planejados para propósitos específicos. O curso discute as várias tentativas de naturalizar, ou eliminar, a teleologia biológica. Nós discutimos a relação da seleção natural e a adaptação, o programa adaptacionista em biologia evolutiva, a normatividade, a função e os argumentos a favor do design inteligente em biologia.

Links relevantes:

http://www.chass.utoronto.ca/ihpst/html/g_cour_g.html

http://www.chass.utoronto.ca/ihpst/html/g_cour_c.html

http://philosophy.utoronto.ca/people/profile.html?id=390

http://www.chairs.gc.ca/web/chairholders/viewprofile_e.asp?id=1762&

Alô SBPC, CNPQ, MEC e Universidades públicas e privadas, mais uma vez nós tupiniquins ficamos para trás. Desta vez em termos de liberdade acadêmica de se discutir e ensinar idéias inovadoras e polêmicas. Quando a ‘solução biológica natural’ (Kuhn) atingir a atual Nomenklatura científica tupiniquim, e eu espero que isso ocorra muito em breve, quem sabe um dia nós viveremos uma universidade verdadeiramente livre e ousada nos seus vôos de águia e sem a famigerada ‘inquisição sem fogueiras’ que persegue e destrói carreiras dos que pensam diferente de Darwin. Hoje o vôo da universidade brasileira é de uma galinha...

“Hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discussão... Você que inventou a tristeza, ora me faça a fineza de desinventar... Você vai pagar é dobrado, cada lágrima rolada nesse meu penar... Amanhã vai ser outro dia! Amanhã, vai ser outro dia! Apesar de você!”. Chico Buarque, um ser livre!