Salthe ‘falou e disse’: o darwinismo é um veneno cognitivo à la Borges?

sexta-feira, junho 23, 2006

O biólogo Stanley Salthe, da Binghamton University está no topo da lista dos dissidentes de Darwin.

“Eu sou crítico da teoria evolutiva darwiniana — que foi a minha área de especialização em biologia. A minha oposição é fundamentalmente em relação à sua única dependência na competição como um princípio explanatório (num pano de fundo de acaso). Com a exceção de ser um pouco fraca face aos sistemas complexos, ela tem a desvantagem, no contexto mitológico de explicação de onde nós viemos, reduzindo toda a evolução aos efeitos da competição. Sendo materialmente vazia, ela parece ser capaz de explicar quase tudo, e por isso nós devemos ser cautelosos sobre o seu uso. Ela é um veneno cognitivo Borgesiano?

A ironia deste “veneno cognitivo” é que ele vem sendo doutrinado às mentes jovens sem nenhum direito a um ensino objetivo das evidências a favor e contra a teoria geral da evolução de Darwin.

Mas fica aqui o desafio para as mentes verdadeiramente livres de acessarem e discutirem este bom artigo devastador de Salthe sobre a idéia que um dia ele estudou e defendeu diligentemente...

E ainda dizem que sou radical, cripto-criacionista, "anta do Enézio", quando afirmo sem dó nem piedade neste blog que a teoria geral da evolução de Darwin está mais furada do que queijo suíço!

Pro bonum scientia, que venha logo um novo paradigma! Eu já estou farto de tanta desonestidade e enrolação acadêmica!