Haldane 'falou e disse': a especiação ocorre, mas a seleção natural não tem nada a ver com isso

terça-feira, outubro 03, 2006

J. B. S. Haldane foi ateu e marxista-leninista militante de carteirinha na Inglaterra, mas isso não impediu que ele fosse um grande cientista. Orador exímio, aqui nesta foto antiga, Haldane tentava convencer as massas proletárias para a causa do comunismo.



Bem, deixemos de lado a ideologia marxista de Haldane, responsável pelo genocídio de mais de 100 milhões de pessoas, e vamos considerar uma de suas notáveis citações:

"Mas, se nós chegamos à conclusão de que a seleção natural seja provavelmente a principal causa de mudança numa população, nós certamente não precisamos voltar completamente ao ponto de vista de Darwin. Em primeiro lugar, nós temos toda a razão de acreditar [sic] que novas espécies podem surgir bem subitamente [sic], algumas vezes por hibridização, algumas vezes talvez por outros meios [sic]. Tais espécies não surgem, como Darwin pensou, por seleção natural [sic]. Quando elas surgirem, elas precisam justificar a sua existência diante do tribunal da seleção natural, mas isso é uma questão muito diferente". [1]


É Haldane, a seleção natural pode até explicar a 'sobrevivência do mais apto'. Quem sobrevive? O mais apto. Por quê? Por ser mais apto, por isso sobrevive. Gente, Dennett, filósofo ateu, disse que esta é a maior idéia que alguém já teve em todo o tempo, mas é uma tautologia, e tautologia não explica nada em ciência.

O que a seleção natural – a menina dos olhos epistêmicos de Darwin e seus atuais discípulos, não explica cientificamente é a 'origem do mais apto'... Pensar que Darwin intitulou o seu livro Origem das Espécies, só que o livro é uma miscelânea de tudo quanto é assunto, menos da 'origem das espécies'...

Camarada Haldane, a coisa ainda é a mesma desde 1859: a origem das espécies continua um Mysterium tremendum!

NOTA

[1] "But if we come to the conclusion that natural selection is probably the main cause of change in a population, we certainly need not go back completely to Darwin's point of view. In the first place, we have every reason to believe that new species may arise quite suddenly, sometimes by hybridisation, sometimes perhaps by other means. Such species do not arise, as Darwin thought, by natural selection. When they have arisen they must justify their existence before the tribunal of natural selection, but that is a very different matter." [1] (Haldane, J.B.S., "The Causes of evolution" [1932], Princeton University Press: Princeton NJ, 1993, Second Printing, p.75).