Críticas científicas robustas contra as atuais teorias da origem e evolução da vida

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Segundo William Dembski, o Movimento do Design Inteligente começou com a publicação de dois livros polêmicos: The Mystery of Life’s Origin de Charles Thaxton, Walter Bradley, e Roger Olsen (Philosophical Library, 1984) e Evolution: A Theory in Crisis de Michael Denton (Alder & Adler, 1986).

Esses dois livros apresentam críticas científicas robustas à teoria da evolução química e orgânica. Além disso, foram eles que iniciaram a série de publicações subseqüentes que não misturam a evidência científica a favor do design com pontos de vista teológicos sobre a criação.

Já faz algum tempo que três capítulos do livro The Mystery of Life’s Origin estão disponíveis online. Pena que o livro esteja esgotado e não há sinais de que haverá reimpressão. Apesar de ter sido publicado em 1984, as críticas do livro continuam atuais e sem respostas. Já foi oferecido em http://www.amazon.com por US$ 480.00 (Quatrocentos e oitenta dólares).

Eu me considero um dos caras mais sortudo deste planeta, pois ganhei um exemplar autografado por Charles Thaxton, após ajudá-lo a fazer a mudança da casa dele em Dallas, Texas em 1984. Não sabia que em 1998 eu me engajaria neste movimento a partir da taba tupiniquim. Aviso: o meu exemplar não está à venda.

Aviso aos navegantes da galera ultradarwinista – o livro não foi publicado por uma editorazinha qualquer, mas por uma de Nova York – The Philosophical Library que já publicou livros por 8 laureados com o prêmio Nobel. Quer dizer, o pessoal do Design Inteligente não é o que você tem lido e ouvido pelos 'filtros' e 'cancelas' da Nomenklatura científica e Grande Mídia Tupiniquins.

Como qualquer bom livro que se preze, eis aqui as recomendações feitas:

"Um resumo valioso da evidência contra a evolução química da vida a partir da matéria não viva. O livro apresentas uma análise muito bem pensada e claramente escrita das alternativas para a teoria da origem da vida aceita". Robert Jastrow, fundador e ex-diretor do Goddard Institute for Space Studies [Instituto Goddard para Pesquisas Espaciais] da NASA, autor de vários livros aclamados inclusive God and the Astronomers.

"Os autores fizeram uma contribuição importante para a área da origem da vida. Muitos que trabalham nesta área acreditam que uma explicação científica adequada para o início da vida na Terra já tem sido feita. O ponto de vista deles tem sido amplamente disseminado nos livros-texto e na mídia, e em grande parte, aceita pelo público. Esta nova obra traz junto os principais argumentos científicos que demonstram a inadequação das atuais teorias.

Embora eu não compartilhe da conclusão filosófica final que os autores chegaram, eu aprovo a contribuição deles. Ela ajudará a esclarecer o nosso pensamento... Eu recomendo este livro para todas as pessoas com uma formação científica e interesse na origem da vida". Robert Shapiro, Professor de Química na New York University. O Dr. Shapiro é co-autor do livro Life Beyond Earth.

"… os argumentos são fortes, originais e convincentes... Os autores crêem, e eu agora concordo, que existe um defeito fundamental nas atuais teorias da origem química da vida”. Dean Kenyon, Professor de Biologia, emérito, na San Francisco State University e co-autor do livro Biochemical Predestination [livro-texto adotado pelas faculdades americanas por muitos anos].

Nota deste blogger: Após rejeitar as suas próprias teses evolutivas – então acolhida positivamente pela Academia, Kenyon sofreu uma 'inquisição sem fogueiras' nos Estados Unidos: foi impedido de ensinar críticas científicas àquelas teorias e depois impedido de lecionar na sua universidade. Outros professores invocaram o direito de liberdade acadêmica, e finalmente Kenyon foi 'restaurado'...

A Nomenklatura científica e a Grande Mídia Tupiniquim ainda têm o despautério de dizer que não existe crise epistêmica e nem críticas cientificamente fundamentadas contra as atuais teorias da origem e evolução da vida.

Alô MEC/SEMTEC, sobre a evolução química da vida os nossos livros didáticos de Biologia estão enganando os nossos alunos há mais de duas décadas. Se fosse um caso de fraude na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro ou de São Paulo, o corretor que levasse os aplicadores a um prejuízo pela manipulação (fraude) de dados financeiros já teria sofrido as sanções da lei: Dura lex sed lex, menos em Biologia, apesar de saber que os nossos alunos estão sendo fraudados na sua educação há muito tempo.

Disseram para eu moderar o tom nas minhas acusações aqui porque eu poderia ser processado por esses autores de livros didáticos. Duvido que eles façam isso. Além de não ter medo disso, a verdade está do meu lado. Não sou profeta, mas me arrisco a uma predição: Eles vão ficar em silêncio. Pétreo!!!

O bom em ciência é que os paradigmas, quando não dão mais conta das anomalias, eles mudam, pois a verdade das evidências não pode continuar sendo varrida para debaixo do tapete epistemológico fortemente influenciado pelo naturalismo filosófico sob pena de os cientistas serem apanhados compactuando com a mentira. O cientista segue as evidências aonde elas forem dar.

Apesar de vocês, amanhã há de ser outro dia (Chico Buarque).

Ciência e mentira não podem andar de mãos dadas.
+++++

Capítulos 7, 8 e 9 do livro The Mystery of Life’s Origin