Um espelho para a Grande Mídia Tupiniquim se mirar e ‘evoluir’ em jornalismo científico objetivo

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Sempre que posso neste blog eu alfineto com muito prazer a nossa Grande Mídia Tupiniquim pela sua falta de objetividade e imparcialidade jornalísticas quando a questão é a teoria da evolução de Darwin e seus oponentes – mesmo os científicos. Nossos jornalistas científicos vivem uma relação incestuosa com a Nomenklatura científica apontada por este blogger no artigo “Desnudando Darwin: ciência ou ideologia? ou A relação incestuosa da mídia brasileira com a Nomenklatura científica”, publicado no Observatório da Imprensa.
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/ofjor/ofc201298.htm#inicio

Nada como um dia atrás do outro para verificar a hipótese acima sendo confirmada por fontes sérias como a SciDev.Net que lançou recentemente o seu guia eletrônico de comunicação científica. Há um artigo prático sobre como avaliar projetos de comunicação científica, e um outro destacando como que o jornalismo pode esconder a verdade sobre a ciência. Recomendo aos alunos do mestrado em jornalismo científico que considere esta visão proposta pela SciDev.Net para um jornalismo científico objetivo, imparcial e ético. Do jeito que está, há muita desonestidade jornalística quando o assunto é Darwin. Vide os links abaixo:

*Evaluating science communication projects* [Avaliando projetos de comunicação de ciência]

http://www.scidev.net/scicomm/evaluating

*How journalism can hide the truth about science* [Como o jornalismo pode esconder a verdade sobre a ciência]

http://www.scidev.net/scicomm/truth

*Spotting fraudulent claims in science* [Detectando afirmações fradulentas em ciência]
http://www.scidev.net/scicomm/spotting

*Planning and writing a science story* [Planejando e escrevendo um história de ciência]
http://www.scidev.net/scicomm/planning

*Explaining controversial issues to the media and the public* [Explicando questões controversas para a mídia e o público]
http://www.scidev.net/scicomm/explaining

*Reporting on controversies in science* [Reportando sobre controvérsias em ciência]
http://www.scidev.net/scicomm/reporting

É pensando numa mudança para melhor que este blogger [lido por muitos jornalistas científicos, especialmente os da Folha de São Paulo] dá esta contribuição: um espelho para a Grande Mídia Tupiniquim (VEJA, ÉPOCA, ISTO É, Galileu, Superinteressante, O Estado de São Paulo, O Globo) se mirar e ‘evoluir’ em termos de jornalismo científico. Do jeito que está, a relação é mais do que incestuosa, é obscena!