Uma ‘simples’ célula eucariótica ainda é um dos maiores enigmas em biologia

sexta-feira, abril 27, 2007

A célula eucariótica − um dos maiores enigmas em biologia
por David Tyler 11:41:01
26/04/07

O que pode ser dito sobre a origem da célula eucariótica? “Até recentemente, todo mundo admitia, baseado em um só gene RNA ribossômico, que as células eucarióticas descendiam da arqueobactéria − procariotos extremofílicos distinto da “verdadeira” bactéria, ou eubactéria. Bem, agora nós sabemos que não é o caso.” Pesquisas com genoma revelam conexões com as eubactérias bem como com as arqueobactérias. Também há numerosas perdas de genes que são intrigantes: “Mas como que a evolução chegou com a estranha distribuição de genes eubacterianos e arqueobacterianos que nós vemos hoje nos eucariotos?"

Em passant, nós devemos destacar que uma explicação em termos de teoria evolutiva é assumida como um “dado”. É como se outras avenidas não precisam ser exploradas.

Assim, um impressionante paradoxo é introduzido aqui: “Porque as células eucarióticas são derivadas de arqueobactérias e eubactérias, alguém poderia esperar encontrar uma cópia arqueobacteriana e eubacteriana de cada gene nuclear. Mas estranhamente, os genes arqueobacterianos operacionais e eubacterianos informacionais são quase que completamente ausentes das células eucarióticas, ainda que a primeira célula eucariótica continha duas séries de genes informacional e operacional.”

O autor, James Lake [1], usa a analogia do deus romano Janus. “Como as duas faces do deus romano Janus, tido como representando a Lua e o Sol, a origem filogenética dos genes informacionais e operacionais em eukariotos são tão diferentes quanto a noite e o dia. Encontrar uma distribuição de gene como esta é o equivalente estatístico de se descobrir que um moeda lançada à noite (a face de Janus arqueobacteriano) sempre cairá cara (genes informacionais), e jogada durante o dia (a face de Janus eubacteriana) sempre cairá coroa (genes operacionais).”

Depois Lake discute as explicações possíveis do paradoxo de Janus. Ele oferece uma possível explicação sobre o por que os genes informacionais eubacterianos desapareceram, mas é só até que ele vai. “Infelizmente, eu não tenho nenhuma boa sugestão sobre por que os genes arqueobacterianos operacionais foram eliminados.” Ele concluiu: “Como que a célula eucariótica surgiu é um dos maiores enigmas em biologia. É uma história tão complexa que nenhum gene sozinho pode contar. Somente os genomas completos podem.”

Quanto mais nos olhamos para os eucariotos, mais óbvio se torna que uma história evolutiva do simples para complexo é lastimavelmente inadequada. Mas as pesquisas com genomas irão ajudar? Ano passado, os autores de uma pesquisa escreveram: “Nós revisamos dados recentes de seqüências proteômicas e de genomas sugerindo que os eucariotos são uma linhagem primordial única.” [2] Alguns paradoxos somente podem ser resolvidos mudando-se o paradigma: a avenida a ser explorada talvez tenha sido sinalizada como “design inteligente.”

+++++


[1] Disappearing act. James A. Lake, Nature 446, 983, (26 April 2007) | doi:10.1038/446983a The bizarre absence of certain gene classes in eukaryotes is key to understanding their evolution and complex links with prokaryotes.

[2] Vide também: Kurland, C.G., Collins, L.J. and Penny, D. Genomics and the Irreducible Nature of Eukaryote Cells, Science 312, 19 May 2006: 1011-1014.
Professores, pesquisadores e alunos de universidades públicas e privadas têm acesso livre a estas publicações científicas no portal http://www.capes.gov.br Periódicos

+++++

NOTA DESTE BLOGGER: Já houve reação da Nomenklatura científica a esta pesquisa como se tivesse uma "agenda" do Design Inteligente por trás disso. Vou blogar assim que puder.