Implodido mais um dogma evolucionista: microRNAs em organismo unicelular

terça-feira, maio 01, 2007

Um grupo de pesquisadores internacionais liderados pelo Dr. Yijun Qi, do Instituto Nacional de Ciências Biológicas da China, anunciou a descoberta de microRNAs na alga verde unicelular Chlamydomonas reinhardtii. [A ser publicado na Genes & Development em 15 de maio de 2007].

É a primeira descoberta de microRNAs em um organismo unicelular. E o que isso significa? Bem, deixemos que o próprio Dr. Qi fale:

“A descoberta muda o dogma [SIC ULTRA PLUS 1] de que os microRNAs existem somente em organismos multicelulares, e adiciona uma importante peça no pequeno florescente mundo RNA. Uma pergunta premente que agora nós temos é o que esses miRNAs estão fazendo exatamente na alga verde. Eu espero que nós saibamos as respostas logo.”

O comunicado do
ScienceDaily de 30/04/07 termina com esta intrigante sugestão:

“A descoberta de miRNAs num organismo unicelular tem também implicações evolutivas. Enquanto a existência de miRNAs em organismos unicelulares e multicelulares sugere que o caminho do miRNA surgiu antes dessas linhagens terem divergido, a falta de genes miRNA conservados universalmente nas algas, plantas e animais sugere que eles possam ter evoluído independentemente.” [SIC ULTRA PLUS 2]

+++++

Leia mais [em inglês] >>>