A física da informação

sexta-feira, agosto 24, 2007

David Baltimore, biólogo molecular americano (prêmio Nobel em 1975, juntamente com Renato Dulbecco e Howard Martin Temin, pelas descobertas da interação entre os vírus de tumores e o material genético da célula) afirmou:

“A biologia moderna é uma ciência de informação”.




A teoria do Design Inteligente é uma teoria da informação, e deve ser analisada e julgada nesse seu aspecto teórico da informação complexa especificada especialmente em biologia, pois a genômica tem confirmado a afirmação de Baltimore acima: a biologia é uma ciência de informação. (Vide DEMBSKI, William. “The Design Inference: Eliminating Chance Through Small Probabilities”, Cambridge, Cambridge University Press, 2000).

Eu acredito na democratização do conhecimento, por isso aqui e ali eu remeto meus leitores para artigos que podem ser acessados gratuitamente. Achei este “The Physics of Information”, de F. Alexander Bais e J. Doyne Farmer. O artigo contém 64 páginas e 9 figuras. Física pura, mas segundo os autores foi escrito tendo em mente o leitor leigo.

O artigo é uma contribuição para o livro “The handbook on the philosophy of information” [O manual sobre a filosofia da informação”, editado por J. van Benthem e P. Adriaans, a ser publicado pela Elsevier.

“Nós revisamos a interface entre a física (teórica) e a informação para leitores não-especializados. A origem da informação conforme relacionada com a noção de entropia é descrita, primeiro no contexto da termodinâmica depois no contexto da mecânica estatística. Um exame detalhado das bases da mecânica estatística, e a necessidade de se reconciliar as opiniões probabilísticas e determinísticas do mundo leva-nos à uma discussão da dinâmica caótica, onde a informação desempenha um papel crucial na quantificação da predição. Depois nós discutimos uma variedade de questões fundamentais que emergem na definição de informação, e como que alguém deve ter cuidado na discussão de conceitos tais como ordem, desordem, e conhecimento incompleto. Nós também discutimos uma forma alternativa de entropia e sua possível relevância para a termodinâmica de não-equilíbrio.

Na parte final do artigo nós discutimos como que a mecânica quântica dá origem aos conceitos muito diferentes de informação quântica. Possibilidades completamente novas para armazenagem de informação e computação são possíveis devido ao grande processo paralelo inerente em mecânica quântica. Nós também destacamos como que a entropia pode ser estendida para ser aplicada à mecânica quântica a fim de fornecer uma medição útil do emaranhamento quântico.

Finalmente nós fazemos uma pequena excursão na interface entre a teoria quântica e a relatividade geral, onde alguém é confrontado com um “paradoxo de informação última” colocado pela física dos buracos negros.

Nessa resenha nós nos limitamos a nós mesmo; nem todos os tópicos relevantes que dizem respeito à física e à informação podiam ser considerados.”

O artigo em PDF pode ser baixado gratuitamente aqui.[887.89 KB]