A complexidade emergente do genoma − vem “chumbo grosso” contra a teoria geral da evolução

segunda-feira, setembro 24, 2007

A complexidade emergente do genoma

Paul Nelson

Recentemente, um amigo que pensa (e tem publicado sobre) a natureza do genoma eucariótico me disse, “Paul, ninguém mais sabe realmente o que é o genoma.” Ele passou a explicar que o quadro que a maioria dos biólogos carrega em suas mentes, da relação dos genes à forma e função dos organismos — na verdade, o próprio conceito de “gene” — tem sido seriamente desafiado por descobertas em genômica comparativa e biologia molecular dentro dos últimos anos. Como tudo isso irá se normalizar, disse ele, é adivinhação de alguém. Mas a teoria [geral] da evolução, concluiu ele, não pode escapar da turbulência vindoura.



Para um resumo de algumas das descobertas que o meu amigo tinha em mente, vide este artigo na edição de hoje do jornal Boston Globe. [Talvez seja necessário registrar-se.]

E bem-vindos à Idade de Ouro da Biologia. Indubitavelmente, é a ciência mais excitante que está acontecendo agora. Revelando vistas surpreendentes de dados enigmáticos, nenhuma teoria à vista, é necessário pensamento criativo rigoroso.

+++++

Comentário impertinente deste blogger:

Por que a Nomenklatura cientifica e a Grande Mídia tupiniquins “relutam” em reconhecer e lidar publicamente com a “crise paradigmática” em biologia evolutiva? Já chega de “Darwin das lacunas”, oops teorias ad hoc para salvar o combalido arcabouço teórico do século 19, recauchutado às pressas no século 20, e que não responde mais às anomalias reveladas pelas descobertas científicas?

Por que “demonizar” os críticos e proponentes de novas teorias?

Alô MEC/SEMTEC/PNLEM − por que “esconder” dos estudantes que o neodarwinismo está morto desde os anos 1980s, mas persiste como ortodoxia em nossos livros didáticos de Biologia do ensino médio???

Às evidências, senhores, aonde elas forem dar!