Eugenia, a biologia como farsa

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Já mencionei neste blog que as idéias têm conseqüências, mesmo as idéias científicas. Apesar de a Nomenklatura científica querer tirar Darwin da reta como um dos responsáveis (ele mostra seu racismo no livro pouco comentado The Descent of Man) pelo racismo, o darwinismo serviu sim de base científica para práticas racistas com o aval do estado.

Leia o brilhante artigo de Pietra Diwan, mestre em história pela PUC-SP e autora do livro Raça pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo (Contexto, 2007) publicada na revista História Viva edição 49 - Novembro 2007

No século XIX o racismo ganhou status científico por meio de uma doutrina que inspirou governos e intelectuais de todo o mundo. Leia mais aqui.

Pietra Diwan
Historiadora, mestre em História pela PUC/SP e especialista em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade de Granada (Espanha). Foi editora-assistente da revista História Viva e atualmente desenvolve pesquisa sobre as concepções de beleza e saúde na eugenia norte-americana e sua influência no Brasil. É autora do livro Raça Pura.

Nós não vimos nada disso na exposição-louvaminhice "Darwin" no MASP, e nem veremos nas comemorações de beija-mão e beija-pé de Darwin em 2009. Haja objetividade histórica...