Origens da Vida: o “Mysterium tremendum” será debatido na USP em 2008

sexta-feira, dezembro 21, 2007


“Origens da Vida”: X São Paulo Research Conferences — 19-21 de junho de 2008

Apresentação

O objetivo desta X São Paulo Research Conference é reunir especialistas de áreas tão distintas quanto a astronomia, a cosmologia, a astrofísica, a química orgânica e a bioquímica, a biologia celular e molecular, para discutirem os pontos de vistas modernos, bem controversos, sobre as Origens da Vida.

Estarão também presentes filósofos e antropólogos culturais, notadamente assim como mitologistas. O assunto é polêmico, especialmente diante das discussões recentes sobre os aspectos filosóficos do problema, inclusive das definições de vida. A reunião contará também com um curso diário durante os três dias, destinado a rever a história dos conceitos sobre as origens da vida, notadamente a partir do século XVIII até a genética moderna dos séculos XX e XXI.

Como de hábito em nossas conferências, três prêmios serão concedidos aos melhores pôsteres apresentados por jovens pesquisadores. Esta conferência está em linha direta com conferências já realizadas, como “Darwin e a Evolução”, de mesma tendência generalista e será seguida por outras, notadamente particularmente “Darwin 2009”, em comemoração aos 150 anos do livro “A origem das espécies”.

Comitê científico:

B. Boris Vargaftig (ICB-USP), Carlos Winter (ICB-USP), Denise Selivon Scheepmaker (IB-USP), Franklin Rumjanek (ICB-UFRJ), Marcello A. Barcinski (ICB USP e INCa), Marie-Christine Maurel (Université de Paris 6, França).

Temas:

Ascensão e queda da teoria da geração espontânea;
A origem do Universo: Cosmologia, o sistema solar, a terra antes da vida;
Contribuição da bioastronomia;
Origens dos átomos e moléculas da vida;
A evolução pré-biótica, interfaces e evolução molecular;
Coacervados e protocélulas artificiais, a geração espontânea hoje;
O mundo RNA.

Mesa redonda: A mídia e as origens do mundo e da vida.

Curso:

História das origens da vida, de Lamarck a Miller, Antonio Lazcano (Facultad de Ciencias, UNAM, México).