Fraude nas pesquisas de genomas humanos e chimpanzés???

terça-feira, fevereiro 26, 2008

A Grande Mídia internacional e tupiniquim nos bombardearam com os tais de 99% de semelhança entre os genomas humanos e de chimpanzés. QED: Foi comprovada e demonstrada cientificamente a relação filogenética evolutiva entre os primatas! Mas o percentual foi caindo, foi caindo, e o 1% de dessemelhança nem sequer recebeu o devido destaque na mídia.

Você leu alguma coisa na Folha de São Paulo? Você leu no resto da Grande Mídia tupiniquim? Coisas assim são varridas desavergonhadamente para debaixo do tapete pelas editorias de Ciência dos mais importantes veículos informativos em Pindorama.
E se alguns estudos sobre a tão propalada “semelhança genômica” entre humanos e chimpanzés estivessem sob suspeita de fraude, a FSP publicaria? Creio que não. Lá, quando a questão é Darwin, se for para fortalecer os críticos e os de visões extremas da evolução, segundo Marcelo Leite: “Não damos espaço!”

Gente, hoje cedo de manhã eu quase tive um troço ao ler um e-mail da comunidade científica da qual faço parte, remetendo-me para a página de um cientista evolucionista que, juntamente com outros cientistas, levantou graves suspeitas de fraude em uma pesquisa de “semelhança genômica” entre humanos e chimpanzés.
Eu vou traduzir somente a introdução e remeter os leitores para a página em inglês deste cientista americano corajoso. E o estranho silêncio da Nomenklatura científica que, ao que tudo indica, não levou o caso adiante...

A hibridização de DNA nos macacos — Questões técnicas

“Bem possivelmente o trabalho mais amplamente citado da evolução de primatas nos anos 1980s foi o de Sibley e Ahlquist, usando o DNA para estudar a filogenia de primatas em trabalhos publicados em 1984 e 1987 no The Journal of Molecular Evolution. Eles concluíram que, em vez de produzir uma relação efetivamente eqüidistante entre os humanos, chimpanzés, e gorilas, conforme a maioria dos dados mostrava, a técnica deles provava que os humanos e chimpanzés ficavam numa relação filogenética especial um com o outro como parentes mais próximos. A técnica deles foi chamada de hibridização de DNA, e eles já vinham aplicando-a extensivamente a problemas de filogenia de aves.

Mas os dados deles sobre os macacos não produziram a conclusão filogenética deles publicada. Acidentalmente descoberta por outros cientistas (Vincent Sarich, da Universidade da Califórnia-Berkeley, Carl Schmid, da Universidade da California-Davis, e eu), muito dos dados deles tinham sido alterados. Essas alterações não tinham sido reportadas, e eram desconhecidas dos revisores e dos leitores dos seus trabalhos de 1984 e 1987. Quão importantes foram essas alterações?
Sibley et al. admitiram que no trabalho deles de 1990 que se não fosse pelas alterações dos dados deles, "... seria virtualmente certo que Sibley e Ahlquist teriam concluído que Homo, Pan e Gorilla formam um tricotomia" [p. 225]. Assim, as únicas questões relevantes são a natureza exata das alterações de dados previamente não relatada, e a sua validade. Essas alterações podem ser presumivelmente julgadas pela maioria dos cientistas em atividade.”

...

Jonathan Marks
Department of Sociology and Anthropology
University of North Carolina at Charlotte

email: jmarks@email.uncc.edu
phone: (704) 687-2519
fax: (704) 687-3091

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Eu entendo que a ciência é feita por humanos falíveis e sujeitos à vaidade quanto a um lugar no Panteão dos notáveis. Essa busca desenfreada pelo tal de “elo perdido” [Não seria toda uma “corrente perdida”???] tem levado muitos cientistas darwinistas a perpetrarem “fraudes” para provar o fato, Fato, FATO da evolução.

Eu não tenho todas as informações sobre o assunto, a não ser as versões apresentadas por Jonathan Marks, mas as que tenho não deixam nenhuma sombra de dúvida: Sibley e Alquist cometeram fraude.

Uma nota dirigida especialmente para a Grande Mídia: Todas as vezes que temas como esse, ou outros contrariando o atual paradigma forem publicados neste blog, é mais uma prova de que o jornalismo científico que está sendo despudoramente praticado precisa mudar: a internet é uma fonte gigantesca de informações, e os senhores serão apanhados de calças na mão praticando um jornalismo chifrim que merece o repúdio e a revolta de toda a sociedade: estão escondendo informações contrárias às especulações transformistas de Darwin.

Senhores, acordem, não dá mais para esconder informações da sociedade cibernética. Se esconderem, nós desvelamos aqui neste blog. Para sua vergonha!