BOMBA! BOMBA! Batizada a nova teoria da evolução: “Síntese Evolutiva Ampliada”

quarta-feira, março 05, 2008

Stephen Jay Gould (1980), Lynn Margulis (2005), e Massimo Pigliucci (2005) que, afirmaram que a atual teoria da evolução de Darwin, o neodarwinismo, estava morto e que havia necessidade de uma nova teoria da evolução. Eu segui esta trilha em 1998 após sofrer uma “metanoia” epistemológica em relação à teoria da evolução de Darwin. O projeto de mestrado em Educação [Ciências] que submeti à Universidade Metodista de Piracicaba foi rejeitado. Eu sinto saudades da terra onde o peixe pára. Foi lá que nasceu meu filho Ariel.

Eu abro aqui um parêntese para relembrar a relação incestuosa da Nomenklatura científica e a Grande Mídia tupiniquins [denunciada por este blogger no Observatório da Imprensa em 1998] que sempre se esquivaram em debater e comentar publicamente que Darwin estava nu, e que algo de podre reinava nos porões da Nomenklatura científica: a existência de duas síndromes epistemológicas:

1. A síndrome dos soldadinhos-de-chumbo [todo mundo pensando a mesma coisa, e ninguém pensando em nada];

2. A síndrome ricuperiana [o que Darwin tem de bom, a gente mostra; o que Darwin tem de ruim, a gente esconde.

Além disso, a existência de uma postura beligerante e de ostracismo para os críticos e oponentes de Darwin na Academia! Darwin locuta, evolutio finita!!!

Desde 1998, após ler o livro “A Caixa Preta de Darwin”, e de ser convencido da insuficiência epistêmica do darwinismo em explicar a origem e a evolução das coisas bióticas, este blogger tem levado ao conhecimento das editorias de ciência e da comunidade científica [através de pôsteres e palestras] que Darwin não fecha a conta na teoria geral da evolução, e que devido a esta séria crise paradigmática, era imperativa a revisão ou simplesmente o descarte de Darwin como referencial teórico em biologia evolutiva.

A galera dos meninos e meninas de Darwin “deitou e rolou” nos impropérios e xingamentos contra este blogger no ciberespaço. Eu sempre disse que eles eram mal-educados. Um deles me enviou um e-mail e disse que era mal-educado desde “nenezinho” [Pasme, o dito cujo é professor de Biologia de universidade pública].

Gente, eu estou muito preocupado com isso. É capaz até que eu tenha um troço. Um infarto talvez. Ou ficar profundamente estressado. Nada disso, eu sei que quem está na chuva é pra se queimar [obrigado, Vicente Matheus, saudoso presidente do meu então glorioso Corinthians], e Darwin também está na chuva pra se queimar. Ora, que se queime!

Esta aqui é especialmente para o meu fã ardoroso na USP: parece que “o anta do Enézio”, “o Jeguézio”, [é assim que ele me “caça” no Google!] vai ser vindicado.

Um grupo de renomados cientistas se reuniu em Altenberg, Áustria, no Konrad Lorentz Institute porque eles reconhecem que a teoria da evolução [aceita pela maioria dos biólogos praticantes], e que é ensinada atualmente nas escolas:

“...é inadequada em explicar a nossa existência. Ela é antes da descoberta do DNA, não tem uma teoria para a forma corporal, e não acomoda “outros” novos fenômenos... Algum tipo de distanciamento da visão centrada na genética das populações já está a caminho... Uma onda de cientistas agora questiona a seleção natural [Uau! Eles sempre mentiram para o público de que não havia crise paradigmática em biologia evolutiva...], embora poucos admitam isso publicamente [Também pudera, a Nomenklatura científica é antropofágica e destruidora de carreiras acadêmicas dos dissidentes de Darwin]...

... Oh, sim, certamente que a seleção natural tem sido demonstrada... o ponto interessante, contudo, é que ela tem sido raramente, se já tem sido demonstrada ter alguma coisa a ver com a evolução no sentido de mudanças de longo termo nas populações... Resumindo, nós podemos ver a importância da teoria da evolução darwiniana é apenas capricho inexplicável de cima para baixo. O que evolui é apenas o que aconteceu de acontecer... tudo o que eu estou querendo argumentar é que, seja qual for o resultado desta história, não vai ser a história selecionista... [Por favor, alguém me belisque, mas me belisque com bastante força. Para onde foi o fato, Fato, FATO da evolução??? Para onde foi a montanha de evidências??? E a teoria que era tão cientificamente estabelecida como a lei da gravidade???]

...o grande desafio [desta nova teoria da evolução] é conectar a evolução no nível genômico com o desenvolvimento da célula, e o grande nível fenotípico [Senhores, não se esqueçam da nossa Caloi de Design Inteligente: complexidade irredutível de sistemas biológicos complexos e a informação complexa especificada]...

Uau, caracas, mano!!! Traduzido em graúdos: DARWIN NÃO FECHA A CONTA!!! Parem o mundo darwinista que muita gente boa vai descer para a realidade dos fatos científicos abandonando de vez o mundo das “just-so stories”, oops, estórias da carochinha.

Eu avisei aqui neste blog há muito tempo que a Nomenklatura científica estava “cozinhando” uma nova teoria da evolução. Gente, eu ousei fazer esta previsão: eu sou pós-darwinista já me antecipando a uma iminente e eminente mudança paradigmática em biologia evolutiva.

Fui, não sei por que, pensando nas colunas do Marcelo Gleiser na Folha de São Paulo. O que é que ele vai dizer agora? Será que ele já encontrou essas tais “leis da evolução”? Darwin não tinha explicado uma vez por todas o “Mysterium tremendum”? Fui, pensando seriamente no vazio epistêmico do mantra de Dobzhansky de que “nada em biologia faz sentido, a não ser à luz da evolução”. As evidências continuam dizendo um sonoro NÃO para as especulações transformistas de Darwin. E a sua teoria precisa “evoluir” com teorias ad hoc para salvaguardar as aparências epistêmicas...

Darwin, feliz 2009 pra você, pois o que virá a partir de 2010 será um paradigma pós-darwinista.

Darwin-ídolo vai ser destruído, pois os ídolos foram feitos para a destruição!

Darwin morreu, viva Darwin!!!

+++++

Leia mais sobre o Woodstock da Evolução.

Altenberg! The Woodstock of Evolution?

Tuesday, 4 March 2008, 1:49 pm
Article: Suzan Mazur

Altenberg! The Woodstock of Evolution?
By Suzan Mazur

It's not Yasgur's Farm, but what happens at the Konrad Lorenz Institute in Altenberg, Austria this July promises to be far more transforming for the world than Woodstock. What it amounts to is a gathering of 16 biologists and philosophers of rock star stature – let's call them "the Altenberg 16" – who recognize that the theory of evolution which most practicing biologists accept and which is taught in classrooms today, is inadequate in explaining our existence. It's pre the discovery of DNA, lacks a theory for body form and does not accomodate "other" new phenomena. So the theory Charles Darwin gave us, which was dusted off and repackaged 70 years ago, seems about to be reborn as the "Extended Evolutionary Synthesis"...