Finalmente a Publifolha tomou coragem: foi lançado livro sobre “Evolução”

segunda-feira, maio 26, 2008

Eu estranhava porque a Publifolha, da Folha de São Paulo, relutava em lançar um livro sobre a teoria da evolução. Finalmente a Publifolha tomou coragem e lançou o livro "Evolução" em janeiro de 2008. Não sei como passei batido nesta informação.

Com a reunião dos 16 especialistas em Altenberg, Áustria, que discutirão a nova Síntese Moderna Ampliada, que não será uma teoria da evolução selecionista, lamento dizer ao pessoal da Publifolha, mas o conteúdo deste livro já foi superado.

Um desafio para a Publifolha: lancem uma nova edição deste livro, revista e atualizada à luz dos 16 de Altenberg.

Que pena, a Publifolha demorou tanto em lançar um livro sobre evolução, e quando lança um, já foi superado pelo rigor do contexto de justificação teórica.

Valeu o esforço...

+++++

Livro discute a origem da vida, a seleção natural e a evolução das espécies da Folha Online

Fonte.

A origem da vida é um tema que atrai o interesse do homem. A curiosidade em saber como a existência começou e como os diferentes seres vivos se tornaram o que são hoje é uma das principais questões da biologia. Para a maior parte dos cientistas a resposta está na evolução.

No livro "Evolução", da "Série Mais Ciência", da Publifolha , o autor David Burnie discute o processo evolutivo, explica o desenvolvimento das espécies, oferece evidências e explicações sobre as causas da evolução e os mecanismos da seleção natural. Em linguagem simples e de fácil entendimento, o volume ilustrado apresenta conceitos científicos de maneira acessível e prática.

"A evolução é um processo gradual de mudanças químicas e físicas que começaram antes mesmo do surgimento da vida propriamente dita, e continua até hoje", explica o autor.

As adaptações dos animais, a evolução de parasitas e hospedeiros a extinção de espécies são outros assuntos abordados ao longo do livro. Sobre a origem da vida o volume traz um capítulo especial que discute os diferentes posicionamentos de especialistas. "Uma possibilidade é que os primeiros seres vivos da Terra já tenham chegado do espaço formados, mas a maioria dos cientistas não está convencida disso e acredita que a vida na Terra surgiu a partir de matéria não-viva".

Para responder as dúvidas sobre a evolução dos seres humanos, o capítulo "A origem humana", discute a evolução da família de hominídeos, traz dados de paleoantropólogos e diferentes teorias sobre como os humanos surgiram e evoluíram.

Na última parte, o livro debate o futuro da evolução e traz ainda glossário, recomendações de leituras complementares e endereços interessantes na internet.
Os volumes da "Série Mais Ciência" são ricamente ilustrados e trazem temas importantes da atualidade, explicados por especialistas em uma linguagem clara e acessível.

"Evolução"
Autor: David Burnie
Editora: Publifolha
Páginas: 72
Quanto: R$ 16,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha