Bolsa de pós-doutorado em ciência que ainda não tem sujeito de pesquisa

quarta-feira, setembro 10, 2008

Nasa cria Bolsa Carl Sagan

10/9/2008

Agência FAPESP – A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou a criação do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado Carl Sagan em Exploração de Exoplanetas.
O objetivo é “inspirar a próxima geração de exploradores na busca por conhecer mais sobre os planetas e, possivelmente, sobre a vida em outros sistemas estelares”.

Mais de 300 planetas além do Sistema Solar, chamados exoplanetas, são conhecidos e novos são descobertos em ritmo cada vez maior. Há algumas décadas, antes de se encontrar o primeiro exoplaneta, o astrônomo Carl Sagan (1934-1996) imaginou tais mundos e foi um dos pioneiros na busca científica pela vida que poderia existir neles.

A idéia da Nasa com o novo programa é seguir os passos de Sagan. Serão concedidas bolsas de pós-doutoramento de cerca de US$ 60 mil por ano, por períodos de até três anos, para pesquisadores selecionados.

Entre os temas que serão cobertos estão “técnicas para detectar o efêmero brilho de planetas ofuscados pela proximidade de estrelas” ou a “busca de ingredientes fundamentais ao suporte da vida em outros sistemas planetários”.

“Queremos investir nas melhores e mais brilhantes mentes em nosso país em um campo emergente que é muito inspirador para o público em geral”, disse Jon Morse, diretor da divisão de astrofísica da Nasa.

A Bolsa Sagan se somará à Bolsa Einstein em Física e à Bolsa Hubble em Origens Cósmicas. As três representam uma nova abordagem temática da agência, na qual bolsistas de pós-doutorado direcionam seus trabalhos para focos considerados desafiadores, como na busca por planetas semelhantes à Terra em órbita de outras estrelas.

“Há uma explosão de interesse nesse campo. Agora, estaremos seguindo uma trilha científica que Sagan foi um dos primeiros a explorar, tocha em mãos, nos guiando pelo escuro”, disse Charles Beichman, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Beichman é diretor do Instituto de Ciência Exoplanetária no Instituto de Tecnologia da Califórnia, que cuidará da administração do programa.

O resultado da primeira chamada do Programa Carl Sagan será anunciado em fevereiro.
Em 2009, a Nasa lançará a missão Kepler, defendida durante anos por Sagan, que tem como objetivo vasculhar centenas de milhares de estrelas em busca por planetas parecidos com a Terra. Ou seja, em busca do primeiro sinal de vida além deste planeta.

Mais informações: http://nexsci.caltech.edu/sagan