PUC-SP é a melhor universidade privada do Estado de São Paulo

sexta-feira, setembro 26, 2008

Levantamento do Ministério da Educação, apresentado em 8/9, reúne em um índice as avaliações de cursos de graduação e de pós-graduação já existentes
A PUC-SP é a melhor universidade particular de todo o Estado de São Paulo e a segunda melhor do Brasil (atrás apenas da PUC-RJ). O resultado faz parte do primeiro ranking oficial de instituições superiores do Ministério da Educação (MEC), apresentado na tarde de 8/9, em Brasília, pelo ministro Fernando Haddad.

Para comparar a qualidade das ins tituições de ensino superior, o MEC criou um indicador chamado Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). Na formulação do IGC, o Ministério reuniu avaliações que já existiam para a graduação (Conceito Preliminar de Curso, baseado em variáveis como corpo docente, infra-estrutura, desempenho no Enade e opinião discente) e para a pós-graduação (avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, e número de matrículas).

A partir desses dados, o IGC estabeleceu notas de zero a 500 para as instituições e as dividem em faixas de 1 a 5: a PUC-SP teve 369 pontos e se enquadrou na categoria 4. No total, foram avaliadas 1.448 estabelecimentos de ensino superior (universidades, centros universitários e faculdades): considerando essas três modalidades, a PUC-SP ocupa a 36ª posição no ranking brasileiro; entre as universidades (particulares, federais e estaduais), está na 16ª posição.

“Ficamos muito felizes com esse resultado, mas não estamos surpresos. A qualidade acadêmica da PUC-SP, atestada pelo desempenho no ranking do MEC, reflete o investimento realizado pela instituição, ao longo de seus 62 anos, na qualificação do corpo docente, nas pesquisas e no atendimento à população”, declara a reitora Maura Véras.

Ela destaca ainda o esforço dos corpos docente e administrativo para a construção da excelência acadêmica da PUC-SP e para a formação de qualidade que a Universidade oferece para seu corpo discente. “A crise financeira de décadas, que teve seu enfrentamento de 2005 em diante, exigiu ainda mais trabalho de toda a comunidade. Nesse sentido, o levantamento do MEC é também um alento para nós, pois mostra que é possível aliar sustentabilidade financeira à qualidade de ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Atualmente, a Universidade possui 46 cursos de graduação, 26 programas de pós-graduação (25 mestrados, um mestrado profissional e 16 doutorados) e cerca de 300 cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão. A Universidade reúne mais de 30 mil alunos, em todas essas modalidades de ensino.

Entre os docentes, quase 90% são titulados: 53% são doutores, 29% são mestres, 4% livre-docentes e 4% especialistas. Em 2007, a PUC-SP tinha 217 grupos de pesquisa certificados no CNPq e 432 bolsas anuais de iniciação científica.

Fonte.