Mais oportunidades para especialização em jornalismo científico

sexta-feira, janeiro 30, 2009

JC e-mail 3692, de 30 de Janeiro de 2009.

21. Oportunidades para especialização em jornalismo científico

No Rio, Fiocruz, UFRJ e Fundação Cecierj recebem inscrições para seu programa conjunto. Em SP, USP e Unicamp também oferecem vagas

Estão abertas, até 6 de março, as inscrições para a primeira turma do Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (modalidade pós-graduação lato sensu), promovido pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fundação Cecierj.

O curso é presencial pretende formar especialistas para responder à crescente demanda de mediação entre ciência & tecnologia e o conjunto da sociedade, tanto no campo profissional prático como no de pesquisa científica. Por isso, destina-se a um público diversificado: museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências e demais profissionais que atuem na área, desde que sejam portadores de diploma de nível superior devidamente reconhecidos e registrados nos órgãos competentes.

Com carga horária de 360h, o curso buscará aprofundar a reflexão sobre a divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, desenvolver a capacidade dos alunos para avaliar estratégias e produtos destinados a esse campo, além de proporcionar uma visão geral do atual panorama da divulgação nessas áreas, em nível nacional, latino-americano e internacional.

O programa tem apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/Ministério da Ciência e Tecnologia e Departamento de Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/Ministério da Saúde.

O curso é gratuito. A taxa de inscrição é de R$ 30 e o processo de seleção ocorrerá entre 16 e 20 de março.

As aulas começam em 30 de março e serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h, em grande parte no Museu da Vida – Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro (eventualmente haverá aulas nas demais instituições parceiras).

Informações detalhadas sobre inscrições, cronograma, ementas e corpo docente estão disponíveis aqui. Para informações adicionais: curso_dc@fiocruz.br

Últimos dias de inscrições no Curso de Especialização em Divulgação Científica do NJR-ECA/USP

Começa na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, uma nova turma do Curso de Especialização em Divulgação Científica, promovido pelo Núcleo José Reis da ECA/USP. As inscrições continuam abertas. As aulas ocorrem duas vezes por semana (segundas e terças-feiras, a partir das 19h30), na Escola de Comunicações e Artes da USP, em São Paulo.

Podem se inscrever interessados com formações em quaisquer áreas do conhecimento - ciência humanas, exatas e biológicas, incluindo profissionais de comunicação e educação.

O curso é composto de duas vertentes: uma mais prática, coordenada pelos professores Glória Kreinz e José Arbex Jr.; e outra de cunho sobretudo teórico, sob a supervisão dos professores Crodowaldo Pavan e Caetano Ernesto Plastino. As disciplinas práticas incluem redação, internet, vídeo, rádio, museologia, entre outras, enquanto as teóricas abarcam temas como filosofia, história e ética da ciência.

Informações adicionais no site, email njr@usp.br ou pelos telefones (11) 3091-4021/4270 e 9185-8655.

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp, oferece vagas em curso de especialização

Foram prorrogadas, até o dia 2 de fevereiro, as inscrições os cursos de pós-graduação lato sensu em jornalismo científico e para o de Especialização - Modalidade extensão universitária – em divulgação científica e saúde: neurociências.

Mais informações.