As perguntas mais escatológicas da humanidade serão respondidas no Rio de Janeiro

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Largue tudo o que você estiver fazendo: família, emprego, projeto de vida, e parta imediatamente para o Rio de Janeiro. Um grupo de cientistas finalmente dará as respostas para as perguntas escatológicas que afligem a humanidade há milhões de anos, e que estavam sem respostas desde então.

Afinal de contas, essas perguntas são científicas ou filosóficas? Se filosóficas, por que um grupo de cientistas vai passar para o grande público não-especialista a idéia de que isso é ciência?

Tome naturalismo filosófico mascarado como ciência. Acho que Richard Feynman (1918-1988 - Prêmio Nobel em Física em 1965) disse algo sobre o cientista ter cuidado no que ele vai dizer para o leigo, pois a primeira pessoa que pode ser facilmente enganada somos nós mesmos.

Imperdível, para não dizer outra coisa. E o pior de tudo, à custa do nosso suado dinheirinho...

Fui, não, eu não vou!

+++++

JC e-mail 3707, de 20 de Fevereiro de 2009

24. Tome Ciência, neste fim de semana: De onde viemos, para onde vamos

Programa, com novos debates, pode ser visto aos sábados, às 24 horas, e domingos, às 8h30, na Rio TV, canal legislativo da Câmara Municipal do RJ (canal 12 da Net Rio). E a qualquer hora no site Tome ciência.

Completados 150 anos - em julho de 2008 - da teoria da evolução, de Charles Darwin, o ser humano ainda se interroga sobre suas origens. Basta lembrar os criacionistas, que defendem a existência de uma inteligência superior por trás de todos os eventos de criação da vida.

Neste mesmo ano de 2008, cientistas do mundo inteiro se juntaram para colocar em funcionamento, um túnel subterrâneo de 27 quilômetros de circunferência, só para poder examinar as condições do Big Bang - para muitos a origem do universo. O que também é contestado.

Afinal, do ponto de vista científico, como teria surgido a vida humana em nosso planeta? E o próprio planeta? E como anda a nossa evolução biológica? Superada pelas intervenções da medicina? Mais dependentes da cultura?

Participantes:

- Martin Makler, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o CBPF, e pós-doutor em física na área de cosmologia.

- Ricardo Campos-da-Paz, biólogo e zoólogo, professor de evolução na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Unirio, com pós-doutorado no assunto, pois é um estudioso das teorias da evolução.

- Cláudia Augusta de Morais Russo, professora do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, com pós-doutorado em genética animal e estudos dedicados aos processos evolutivos.

O programa, apresentado pelo jornalista André Motta Lima, conta com o apoio de pauta das sociedades vinculadas à SBPC, além de um Conselho Editorial de cientistas.