A PUCRS serve ‘café científico requentado’ (R)Evolução sobre Darwin

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

JC e-mail 3701, de 12 de Fevereiro de 2009

6. PUCRS homenageia 200 anos de Darwin com exposição e conferências de renomados cientistas

"(R)Evolução de Darwin" terá réplica do navio Beagle, com 9 metros de altura com as velas

Nesta quarta-feira, dia 12, se comemoram os 200 anos do nascimento de Darwin e neste ano se comemora ainda os 150 anos da publicação do livro "A Origem das Espécies por meio da seleção natural".

Para comemora, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, a partir de 24 de março, mostrará aos visitantes a exposição “(R)Evolução de Darwin”. Nela se conhecerá as etapas e repercussões da viagem do Beagle, em três andares de emoção, conhecimento e diversão.

A exposição estará dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". Até o final do mês de fevereiro estará pronta a réplica do Beagle – que poderá ser vista logo no começo da "viagem" - com 8 metros de comprimento e 9 metros de altura, com as velas.

Logo que o passeio começar, e depois de embarcar no navio, o visitante verá o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos – reprodução do experimento de Oparin Miller; a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria, suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos, e saberão um pouco ainda sobre sua família, trabalho e outras obras.

O Museu está reconstruindo também o escritório de Darwin nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias. A exposição ficará no MCT até 30 de dezembro.

A Biblioteca Central Irmão José Otão organizará um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras.

Também estará exposto material histórico e diferentes edições do livro A origem das espécies para consulta.

Mais informações no site.

(Assessoria de Comunicação do Museu de Ciências e Tecnologia/PUCRS)