Bicentenário de Darwin é tema de programação especial da TV Escola

terça-feira, março 10, 2009

JC e-mail 3716, de 09 de Março de 2009

25. Bicentenário de Darwin é tema da programação especial desta semana na TV Escola

Programas serão exibidos desta segunda, 9, até sexta-feira, 13, sempre às 21h

Em homenagem ao bicentenário de nascimento de Charles Darwin, a TV Escola exibe programação especial esta semana. Os programas apresentam séries relacionadas principalmente à Teoria da Evolução das Espécies, mostrando a importância desta e de outras teorias darwinianas e como essas teorias são vistas no mundo de hoje.

Os programas serão exibidos de segunda-feira, 9, a sexta-feira, 13, sempre às 21h. Além de programas e séries sobre a Teoria da Evolução, os episódios contam com uma entrevista exclusiva do tataraneto de Darwin, o cientista e escritor Randal Keyes.

O primeiro programa da semana, exibido hoje, conta com dois documentários, Charles Darwin e Os segredos da evolução. O primeiro, episódio da série Gênios, mostra o desenvolvimento dos estudos de Darwin, suas pesquisas sobre genética e hereditariedade, a elaboração de sua teoria da seleção das espécies e as reações suscitadas.

O segundo é um programa sobre o cientista Bill Hamilton que, ao lado de Darwin, se destaca como um dos mais originais pensadores do evolucionismo. Na terça-feira, 10, será exibido o episódio Extinção, da série Evolução. O programa destaca e analisa os processos de extinção sofridos pelo planeta e a evolução das espécies ao longo da sua história.

Na quarta-feira, 11, a série conta com Devir, episódio da série Lendas da Ciência em que o filósofo francês Michel Serres analisa as teorias sobre a criação e a evolução, apresentando as idéias de Cuvier, Lamarck e Darwin. Quinta-feira, 12, é a vez do programa As Grandes Transformações, da série Evolução, que mostra as transformações do homem e do mundo baseando-se na teoria evolucionista de Darwin.

Sexta-feira, 13, a série chega ao fim com dois capítulos. Episódio da série Grandes Questões: a Ciência em Foco, o capítulo A Evolução de Darwin fala sobre a vida, as viagens e as pesquisas do cientista inglês. Finalizando a semana temática, A Origem das Espécies discute o impacto que a publicação da Teoria da Evolução das Espécies causou sobre a sociedade inglesa da época. O episódio conta com citações do próprio Darwin.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país. Seu sinal está disponível também nas tevês por assinatura DirecTV (canal 237) e Sky (canal 27).

(Assessoria de Imprensa da Seed)