A revista "Nova Escola" propõe o ensino da evolução sem questionamento???

sábado, abril 11, 2009

Eu nem pude acreditar no que vi na banca de jornais. Geralmente eu não leio revistas educacionais do ensino fundamental, mas a edição de abril da "Nova Escola" me pegou pelo tema: a teoria da evolução.


Note bem a chamada da capa:

A origem da vida

Com a Teoria da Evolução, o inglês Charles Darwin explicou que todos os seres vivos surgiram de um organismo semelhante a uma bactéria. entenda como ele chegou a essa conclusão e a importância disso para a sala de aula.

Eu nem ia comprar a revista, pois Darwin nunca propôs uma teoria da origem da vida, mas que Darwin explicou o surgimento de todos os seres vivos através de um ancestral comum, ai eu me empolguei e comprei a revista. Nem precisava, pois num gesto pra lá de estranho em termos capitalistas neoliberais, a Editora Abril disponibilizou os textos e os infográficos gratuitamente. Sniff, sniff, sniff, perdi R$ 3,40...

+++++

Reportagem de capa da Nova Escola, edição 221, de Abril de 2009

Evolução A ideia que revolucionou o sentido da vida

Pesquisa Uma viagem em busca de nossas origens

Ensino As grandes teorias e a sala de aula

+++++

Eu estou em meio a um doutorado em História da Ciência na PUC-SP, e estou com pouco tempo para postar artigos, mas pretendo destacar o descompasso com as verdades históricas e científicas encontrado nos artigos da revista "Nova Escola".

Eu sei que vou bater de frente até com amigos, mas espera-se que os cientistas não sejam encontrados em descompasso com a verdade. Razão? A ciência não pode andar de mãos dadas com a mentira!

Eu vou assistir o II Simpósio Internacional "Darwinismo Hoje", na Universidade Presbiteriana Mackenzie", de 13-17 de abril de 2008, e depois eu volto para replicar a revista "Nova Escola", e apresentar algumas insuficiências epistêmicas fundamentais na teoria da evolução que os educadores mencionados nos artigos sequer abordaram, apesar de terem acesso à mesma literatura especializada que eu, um 'simples professorzinho do ensino médio':

1. Origem da vida [Darwin não se propôs a ‘explicar’ o Mysterium tremendum]
2. Embriologia e desenvolvimento
3. Registro fóssil
4. Árvores filogenéticas
5. Seleção natural e outros mecanismos evolutivos

Fiquem antenados que eu voltarei.