Dr. Sandro de Souza: E a goleada das evidências contra Darwin?

terça-feira, agosto 25, 2009


28 de agosto de 2009
das 18:30h às 21h
Local
Livraria Internacional SBS
Av. Vital Brasil, 695
São Paulo SP
Tel.: (11) 3819-4001

Veja o mapa!


Em mais uma edição do Café Científico, o autor fará uma breve descrição do debate evolucionismo/criacionismo alertando para a questão da natureza não científica do criacionismo e os perigos do ensino do criacionismo em aulas de ciência.

Sandro José de Souza, Graduado em Biologia pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutor em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1993). De 1995 a 1998, foi Pew Latin American Fellow na Universidade de Harvard. Atualmente é membro do "Young Global Leader" do Forum Econômico Mundial. Desde 1999 é coordenador do laboratório de Biologia Computacional do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática e Genômica, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer e evolução molecular.

É autor do livro: A Goleada de Darwin pela editora Record.

Descritivo do Produto
Charles Darwin, reconhecido mundialmente por ter influenciado o meio científico com suas pesquisas sobre a evolução das espécies, é o tema deste livro. O biólogo Sandro de Souza escreve para o público leigo e expõe de modo interessante e compreensível como funciona a ciência natural. É curioso constatar que um terço dos brasileiros ainda rejeita as descobertas científicas dos últimos 150 anos e acredita que o homem foi criado por Deus. Sandro comprova por que os resultados e as explicações obtidos por meio do método de Darwin figuram entre os conhecimentos mais confiáveis de que podemos dispor.

§ Este ano comemoram-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos de publicação do seu livro Teoria das espécies. O debate criacionismo e naturalismo estará em pauta nos jornais, escolas e universidades do país durante o ano inteiro.

§ Sandro de Souza passou 4 anos fazendo doutorado na Universidade de Harvard com o professor Walter Gilbert, ganhador do prêmio Nobel de Química.É responsável pelo laboratório de Biologia Computacional do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e está envolvido em vários projetos de genômica executados no Brasil nos últimos anos.

§ O autor mora em São Paulo

+++++

NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:

Não tenho procuração dos criacionistas para defendê-los. Eles são grandinhos e podem se defender. Todavia, quando vejo gente capacitada com um discurso enviesado, aí eu não deixo passar batido. Duela a quien duela

Sandro de Souza: por que você não abordou as 'zonas de incertezas' na teoria da evolução de Darwin no seu livro? A origem da vida, a embriologia e o desenvolvimento, o registro fóssil, as árvores filogenéticas, a seleção natural e os mecanismos de evolução. Essas linhas de evidências são necessárias para a corroboração de quaisquer teorias da evolução num contexto de justificação teórica. Darwin não fecha as contas epistêmicas desde 1859.

Aqui, a goleada é das evidências contra as especulações transformativas de Darwin: quase 4 décadas de artigos publicados na literatura especializada que a Nomenklatura científica prefere deixar silenciosa para não afundar de vez o HMS "Darwinic". A Grande Mídia Tupiniquim nem se fala: nada fala. Sofre da Síndrome Ricuperiana: o que Darwin tem de bom a gente fala; o que Darwin tem de ruim, a gente esconde. Parece ser o caso do livro de Sandro de Souza.

Sandro de Souza sabe: Darwin não fecha as contas da macroevolução no contexto de justificação teórica.

E Darwin 3.0 [A Síntese evolutiva Ampliada] foi considerada? Dizem as más línguas que a seleção natural de Darwin terá um papel secundário. Você cobriu este afastamento teórico de Darwin?

Durma-se com um barulho desses. Darwin não fecha as contas, e Sandro de Souza diz que ele ganhou de goleada.

Está faltando muito Bacon na ciência hoje em dia...