A evolução do darwinismo

terça-feira, setembro 22, 2009





A EVOLUÇÃO DO DARWINISMO
António Bracinha Vieira
14 x 21 cm | 120p.
ISBN: 978-85-88782-57-0
1ª edição, junho de 2009 | 1.300 ex





“Demonstrações em nosso dia-a-dia da teoria que mudou nosso modo de pensar a vida”.

“A evolução do darwinismo não deve ser encarado como apenas mais um livro sobre evolução. É uma leitura indispensável que vai agradar leigos, estudantes, professores e cientistas e certamente contribuirá para enriquecer a atualíssima discussão sobre evolução.”
Franklin Rumjanek | Prof. titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ

A narrativa é clara e objetiva, e ordena os principais personagens e os fatos que construíram essa verdadeira saga cujo desfecho revolucionou o pensamento humano.

ANTÓNIO BRACINHA VIEIRA ensinou evolução na Universidade Nova de Lisboa, lecionando etologia animal e humana e paleoantropologia. Foi eleito primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Etologia. Publicou em Portugal Etologia e ciências humanas (Imprensa Nacional, 1983), Ensaios sobre a evolução do Homem e da linguagem (Fim de Século, 1995) e numerosos textos sobre biologia evolutiva. Entre os quais, na versão portuguesa da Enciclopédia Einaudi (Imprensa Nacional, 2000) os capítulos: ‘‘Emoção/Motivação’’, ‘‘Inato/Adquirido’’, ‘‘Cognição’’ e ‘‘Percepção’’. É membro do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Estará no Brasil durante o mês de agosto e participará de evento comemorativo do bicentenário de Darwin, promovido pela Vieira & Lent.

MAIS:

Nesse momento, somos brindados com A evolução do darwinismo, de António Bracinha Vieira, que não só vai desmistificar crenças sobre a Teoria da Evolução, como também servirá como excelente preâmbulo para melhor compreender e situar no contexto histórico a teoria evolutiva de Darwin e de seus contemporâneos evolucionistas.

Os critérios e provas da teoria da evolução estão ao alcance de qualquer leitor interessado, dotado de curiosidade e capaz de correlacionar dados simples e conceitos claros. Acontecimentos que acompanham o nosso dia-a-dia – tais como a propagação e o combate de doenças genéticas e infecciosas, o ensaio de medicamentos em animais caucionando a sua utilização posterior em seres humanos, empreendimentos agropecuários e industriais em várias áreas – decorrem diretamente da lógica evolucionista e firmam-se nos seus princípios. Não podemos conviver com tais fatos e rejeitar os seus fundamentos. Este livro, que resultou da fusão dos textos-base de duas conferências, procura reunir provas irrecusáveis do bem-fundado da teoria da evolução, articulando-as com a evolução histórica do conhecimento desde a publicação de A Origem das Espécies. Além disso, também faz uma análise das recusas ideológicas e religiosas das ideias e dos fatos evolucionistas, em especial da posição do homem no mundo.

SUMÁRIO

Apresentação

I - Evolução e preconceito

II - As sínteses evolucionistas

III - Os argumentos da evolução

IV - Biologia e ideologia

Vocabulário

Bibliografia

Fonte.