Salvador recebe atividades do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

quinta-feira, novembro 26, 2009

JC e-mail 3898, de 26 de Novembro de 2009.

13. Salvador recebe atividades do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Até sexta-feira, dia 27, serão realizados o I Seminário Internacional e a II Assembléia Ordinária da entidade

O encontro reunirá personalidades brasileiras do setor educacional, como o ministro da Educação, Fernando Haddad, a vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Panizzi, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e o reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos.

A programação do evento conta com atividades como reuniões, grupos de trabalho e apresentação de relatórios, mesas-redondas, várias palestras, além de atividades culturais previstas para sábado, dia 28.

O evento reúne aproximadamente 200 reitores das principais universidades brasileiras, além de representantes de Portugal, Argentina, Uruguai, México e Canadá. Um dos objetivos do encontro é discutir o trabalho em rede, gerando políticas compatíveis para garantir uma maior mobilidade acadêmica de professores, pesquisadores e estudantes.

Além da cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) pretende garantir o reconhecimento recíproco dos títulos e graus acadêmicos obtidos nas instituições participantes.

Criado em 2008, em Portugal, com o objetivo de fortalecer ações acadêmicas e administrativas utilizando a Universidade de Coimbra como parâmetro, o GCUB atualmente é presidido pelo reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho. Na sexta-feira, dia 27, ocorrem o encerramento do evento e a posse da nova diretoria do GCUB.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)