Bolsa de Pós-Doutorado no Biota-FAPESP

terça-feira, dezembro 22, 2009

Bolsa de Pós-Doutorado no Biota-FAPESP
22/12/2009

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Microsoft SinBiota2.0 –Sistema de Informações do Programa Biota-FAPESP: Planejando os próximos dez anos” tem uma vaga em aberto para Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma nova especificação para o Sistema de Informações Ambientais do Programa Biota/FAPESP, incluindo novas tecnologias e ferramentas que darão suporte aos pesquisadores vinculados ao programa pelos próximos dez anos.


Objetivo do projeto de pesquisa é o desenvolvimento de uma nova especificação para o Sistema de Informações Ambientais do programa (SinBiota 2.0) (foto: Biota-FAPESP)

O candidato ideal deve ter competência nas seguintes áreas:

1) Modelagem de bancos de dados, inclusive para dados não textuais (por exemplo, imagens e sons), visando à performance e escalabilidade;

2) Interfaces para dispositivos móveis, visando à simplicidade, acessibilidade, responsividade e eficiência;

3) Sistemas de mapas, visando à sua adequação aos propósitos do SinBiota 2.0;

4) Identificação de necessidades de usuários; cenários de user experience;

5) Técnicas de descoberta de conhecimento, visando à sua aplicabilidade no contexto do Biota;

6) Interconversão e qualidade de dados, visando à interoperabilidade com ferramentas de informações ambientais e climáticas como Garp, MaxEnt, Bioclim, SVM, Enfa, Diva-GIS etc.

7) Cloud-computing e redes sociais virtuais, visando à sua aplicabilidade ao contexto do Biota;

8) Experiência na especificação e desenvolvimento de sistemas de informação de médio a grande porte, utilizando tecnologias profissionais;

9) Domínio do inglês (falado e escrito).

Experiência internacional será considerada.

Interessados devem enviar, até o dia 8 de janeiro de 2010, para o supervisor do projeto e responsável pela seleção dos candidatos, professor João Meidanis (meidanis@scylla.com.br), os seguintes documentos em formato PDF:

1) Curriculum Vitae completo, incluindo a Lista de Publicações;

2) Carta de apresentação indicando a razão do interesse na bolsa e com um breve relato de sua experiência;

3) Indicação de três referências com endereço de e-mail para contato.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros e o período da bolsa é de 24 meses. O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.