Unesp mais visível

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Unesp mais visível
28/12/2009

Agência FAPESP – A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, a produção acadêmica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estará disponível para busca em bancos internacionais de pesquisa científica.

Segundo a Unesp, atualmente outras universidades brasileiras divulgam seus trabalhos nesses sistemas, mas de maneira indireta, pois precisam de um provedor externo que faz a intermediação com o acervo da instituição. A Unesp utilizará um acesso direto, por meio do protocolo The Open Archives Initiative, vinculado ao catálogo de produção científica da universidade, o Athena.


Produção acadêmica da instituição estará disponível para busca em bancos internacionais. Instituição usará acesso direto, por meio do protocolo The Open Archives Initiative

Segundo Marta Valentim, coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), além da agilidade para realizar pesquisas científicas e tecnológicas, a adoção do protocolo garantirá maior qualidade da informação, com baixa taxa de erros de preenchimento.

“Ao depender de intermediários para tornar a produção acadêmica visível internacionalmente, algumas universidades aguardam meses para a inclusão de novos conteúdos ou sofrem com erros de cadastramento”, disse.

O acervo inclui revistas acadêmicas, partituras, trabalhos de conclusão de curso, artigos apresentados em congressos, livros, além de teses e dissertações.

A pós-graduação deverá se fortalecer com o aumento da visibilidade internacional da instituição, que intensificará o intercâmbio com grupos de pesquisa em diferentes países.

Entre os bancos de dados em que os trabalhos ficarão disponíveis está a Networked Digital Library of Theses and Dissertations, organização dedicada a definir padrões para a disseminação, criação, preservação e uso de cópias eletrônicas de material de papel, como teses e dissertações.

Mais informações: www.unesp.br