Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi é indexado na Scielo Brasil

terça-feira, março 30, 2010

JC e-mail 3979, de 30 de Março de 2010.

26. Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi é indexado na Scielo Brasil

Revista passa a integrar base de dados

O Boletim de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi recebeu, na XXIII Reunião do Comitê Consultivo Scielo Brasil, parecer favorável ao ingresso do periódico na coleção da biblioteca virtual. O boletim foi submetido para avaliação em outubro de 2008.

Para ser aceito na SciELO Brasil, um periódico científico deve passar por um processo de avaliação que compreende três aspectos: o formato, que se refere a adequação às normas da instituição; a endogenia, que faz alusão à concentração institucional e geográfica do conselho editorial e dos autores, e o conteúdo, para assegurar a qualidade científica da publicação.

Ainda este mês, o Coordenador de Comunicação e Extensão do Museu Goeldi e também editor científico do Boletim, Nelson Sanjad, irá a São Paulo para a primeira reunião na Scielo/Bireme para acertos sobre como acontecerá o processo de migração do periódico para a coleção da biblioteca virtual.

A Scientific Electronic Library Online Brasil é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A Scielo é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

Desde 2002, o projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A SciELO tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

O Boletim do Museu Goeldi foi criado sob o nome original de Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, pelo naturalista Emílio Goeldi, e sua primeira edição data de 1894. Atualmente, o periódico é publicado três vezes ao ano, em duas versões: Ciências Humanas e Ciências Naturais.

(Assessoria de Comunicação do Museu Goeldi)