Luiz Davidovich ganha Prêmio Almirante Álvaro Alberto

terça-feira, março 30, 2010

30/3/2010

Agência FAPESP – O físico Luiz Davidovich, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), receberá o Prêmio Almirante Álvaro Alberto referente ao ano de 2009.

O nome de Davidovich foi escolhido durante a 151ª reunião do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na ocasião, também foram definidos os nomes de pesquisadores que receberão o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2010.


Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro receberá, no dia 4 de maio, em solenidade na ABC, diploma, medalha e R$ 150 mil, concedidos pelo CNPq e pela Fundação Conrado Wessel (foto: arq.pessoal)
O prêmio representa reconhecimento e estímulo a pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de suas carreiras para o progresso da ciência e consiste de diploma, medalha e R$ 150 mil.

A edição deste ano contemplou um pesquisador da grande área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq e a Fundação Conrado Wessel, o prêmio é concedido anualmente em sistema de rodízio.

Davidovich é natural do Rio de Janeiro. Graduou-se em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1968, e fez doutorado em física pela Universidade de Rochester, Estados Unidos, em 1975.

Atualmente, lidera na UFRJ um grupo de pesquisa sobre o fenômeno do emaranhamento de estados e, em particular, no estudo da ação do ambiente sobre essa propriedade fundamental do mundo quântico.

O físico é autor de mais de 80 artigos publicados, orientou 16 teses de doutorado e 14 dissertações de mestrado. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Ordem do Mérito Científico do Brasil, da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), da National Academy of Sciences e da Optical Society of America. Também foi vencedor do Prêmio Física 2001, da TWAS.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no próximo dia 4 de maio, na sede da ABC, no Rio de Janeiro.

Instituído em 1981 e restaurado pelo Decreto 5.924, de 4 de outubro de 2006, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia é considerado uma das mais importantes premiações do país, entregue anualmente pelo presidente da República.

Os ganhadores das últimas edições foram: José Murilo de Carvalho (2008), Sérgio Henrique Ferreira (2007) e Fernando Galembeck (2006).

Mais informações: www.cnpq.br/premios/2009/paa/vencedores.htm