USP e Unicamp: em busca de talentos

terça-feira, março 30, 2010

30/3/2010

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Com o objetivo de atrair novos talentos do Brasil e do exterior, três dos principais programas de pós-graduação em ciências da computação no Estado de São Paulo estão selecionando jovens pesquisadores para participar de uma intensa experiência de aprendizado na área de visualização e processamento de imagens.

Com inscrições abertas até o dia 15 de maio, a São Paulo Advanced School in Computing Image Processing and Visualization (Escola São Paulo de Ciência Avançada em Processamento e Visualização de Imagens Computacionais) será realizada entre os dias 12 e 17 de julho pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), pelo Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), do campus da USP em São Carlos (SP), e pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


USP e Unicamp selecionam 65 estudantes do Brasil e exterior para participar da Escola de Processamento e Visualização de Imagens, em julho. Objetivo é atrair talentos para programas de pós-graduação em ciências da computação (Foto: Universidade de Groningen)

O curso, organizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – modalidade de apoio lançada pela FAPESP em outubro de 2009 e que já selecionou sete propostas –, deverá ter a participação de 65 pós-graduandos selecionados. Do total, 45 terão apoio financeiro para passagem e estadia, sendo 30 estrangeiros e 15 brasileiros.

Os selecionados participarão de cinco minicursos – totalizando 6 horas e 45 minutos – e terão a oportunidade de ouvir as conferências de alguns dos principais especialistas na área de processamento e visualização de imagens.

A finalidade da ESPCA – opção inserida na modalidade Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica – é criar oportunidades para que pesquisadores no Estado de São Paulo organizem cursos com a participação de especialistas internacionais e que tragam ao Estado jovens estudantes ou pós-doutores de outros países e regiões, possibilitando a interação com estudantes e pesquisadores locais e o debate de temas científicos avançados.

De acordo com o coordenador do evento, Carlos Eduardo Ferreira, professor do Departamento de Ciências da Computação do IME-USP, a intenção é que a ESPCA em Processamento e Visualização de Imagens inaugure uma série bianual de cursos, com conteúdo voltado especialmente para estudantes na fase final do doutorado.

“Os cursos abordarão sempre temas na fronteira no conhecimento e que, ao mesmo tempo, correspondam a áreas de excelência das principais instituições paulistas. Queremos, com isso, atrair alunos de alto nível para que eles venham pesquisar conosco. Temos, em São Paulo, bons programas de pós-graduação em ciências da computação. E bons programas precisam de ótimos alunos”, disse à Agência FAPESP.

A área de processamento e visualização de imagens, de acordo com Ferreira, vem ganhando crescente importância. “Nos últimos anos, temos visto um dilúvio de informações em áreas que vão da astronomia à medicina. Mas a obtenção das imagens não basta, é preciso ser capaz de encontrar nela o que é relevante, isto é, processá-la. Em seguida, milhões de informações extraídas desse processamento precisam ser apresentadas ao usuário – o que requer a criação de interfaces para visualização”, explicou.

Tanto o processamento como a visualização são áreas de fronteira do conhecimento com inúmeras aplicações importantes em diversas áreas, segundo Ferreira. “Escolhemos esse tema para a ESPCA porque temos pesquisadores que se destacam muito na área, tanto no Brasil como no exterior”, disse.

Três minicursos serão coordenados por docentes brasileiros – Roberto Marcondes Cesar Junior, do IME-USP, Alexandre Falcão, do IC-Unicamp, e Maria Cristina de Oliveira, do ICMC-USP.

Cesar Junior – que é um dos membros da Coordenação da área de Ciência e Engenharia da Computação da FAPESP – tratará do tema “Análise e classificação de formas: abordagem estrutural e aplicações”. “Ele falará sobre métodos de análise de formas, campo relacionado ao reconhecimento de padrões estatísticos e estruturais, com diversas aplicações importantes, como a segmentação de imagens e a detecção de objetos”, disse Ferreira.

Falcão apresentará o minicurso “Processamento de imagens utilizando grafos”. O curso abordará os passos necessários para selecionar um objeto a partir de uma imagem. “A imagem precisa ser segmentada em componentes importantes, a partir dos quais se torna possível encontrar os objetos e realizar a classificação em padrões. O curso mostrará como trabalhar com o objeto matemático a partir do uso de grafos”, explicou Ferreira.

O minicurso “Análise visual de dados multidimensionais”, que será apresentado por Maria Cristina, Agma Traina e Rosane Minghim – ambas também do ICMC-USP –, terá o objetivo de mostrar técnicas e métodos de representações gráficas capazes de exibir com clareza, para o usuário, uma quantidade imensa de dados. “O Google Analytics, uma ferramenta de visualização do tráfego em websites, é um bom exemplo de solução para a visualização de dados multidimensionais”, indicou Ferreira.

O evento terá a participação de dois pesquisadores estrangeiros de destaque: Jayaram Udupa, professor do Departamento de Radiologia da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), e Alexandru Telea, professor do Departamento de Matemática e Ciência da Computação da Universidade de Groningen (Holanda).

Udupa, editor de diversos periódicos de ciências da computação, trabalha com ferramentas de manipulação de imagens e análise de padrões. “A presença dele deverá atrair muita gente interessada na análise de imagens médicas, área na qual ele tem destaque internacional”, afirmou Ferreira.

Telea é autor do livro Data Visualization: Principles and Practice, lançado em 2007. Segundo Ferreira, a obra é considerada a “bíblia” da área de visualização de dados. “Ele trabalha com visualização científica de fluxos, softwares de dados hierárquicos e usos de metáforas visuais”, disse.

Para a seleção, segundo Ferreira, cada candidato deverá enviar um e-mail com informações acadêmicas – incluindo instituição, orientador e dados pessoais –, uma carta explicando suas motivações para participar do curso, o resumo de seu atual projeto de pesquisa, currículo e duas cartas de recomendação.

“Esse material será analisado pelo comitê organizador. Os estudantes que não receberão apoio financeiro também serão selecionados pelos mesmos critérios”, afirmou.

Mais informações e inscrições: www.vision.ime.usp.br/~mh/SP-ASC

ESPCA: www.fapesp.br/espca