Darwin, o Pensador: "Onde foi que eu errei?"

sábado, abril 17, 2010


Imagem de universidade americana. O texto é deste blogger.

Esta postagem está em construção...

1. Darwin 1.0 (1859-1872) após 6 edições revistas do Origem das Espécies, não enfrentou oposição somente de pessoas religiosamente motivadas. Por razões científicas e seculares, Darwin sofreu oposição quanto ao papel da seleção natural na origem das espécies: Joseph Hooker, Thomas Huxley, Charles Lyell e St. George Jackson Mivart (anatomista e ex-protegé de Thomas Huxley). Darwin que tanto criticou Lamarck, na 6a. edição era mais lamarckista do que Lamarck. Especialmente no capítulo que tentou replicar as críticas de Mivart. Eu sei do que estou falando...

Darwin ficou firme com o seu mantra "Natura non facit saltum" [A natureza não dá saltos]. Thomas Huxley, seu buldogue, disse que Darwin tinha trazido complicação para si.

O título do seu livro - Origem das Espécies, não explicou o que se propôs explicar [obrigado Ernst Mayr] - a origem das espécies, e muito menos a origem das variações.

2. Eclipse de Darwin - e houve isso? Mas o Origem das Espécies não tinha provocado uma revolução em biologia? Como assim uma eclipse da maior ideia que toda a humanidade já teve.1909 [?]

2. Darwin 2.0 (1930s-1940s) Síntese Evolutiva Moderna
Ué, mas a genética mendeliana não é conservadora?

Questões abertas em Biologia evolutiva:

A.

B.

C.

D.

3. Darwin 3.0 - Síntese Evolutiva Ampliada - era para ser em 2010, mas a Nomenklatura científica já prorrogou para mais uma década de elaboração teórica. Esta nova teoria da evolução não pode e nem deve ser selecionista, pois há uma montanha de evidências que relega a seleção natural a um plano muito mais secundário do que Darwin imaginou.