PD em biogeoquímica com Bolsa da FAPESP

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

17/2/2011

Agência FAPESP – O Projeto Temático "O papel dos rios no ciclo regional do carbono", apoiado pela FAPESP e conduzido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), tem aberta uma vaga para pesquisador na área de biogequímica para desenvolver trabalhos de pesquisa.

Os objetivos principais do projeto são:

1) Obter informações detalhadas sobre a distribuição de carbono e de nutrientes ao longo das diferentes escalas espaciais e temporais necessárias para entender o funcionamento dos rios da Amazônia e do Pantanal em condições naturais e sob o impacto de ações antropogênicas;

2) Reduzir as incertezas dos fluxos evasivos de CO2, aumentando a frequência das medidas de fluxo direto com câmaras flutuantes e, através de campanhas específicas, utilizando métodos variados (câmaras, covariância de vórtices turbulentos etc.) para definir os respectivos erros associados;

3) Delinear e validar os modelos biogeoquímicos em diferentes escalas espaciais e temporais, a fim de testar as respostas biogeoquímicas nos sistemas fluviais causadas pelas mudanças climáticas globais.



Temático sobre papel dos rios no ciclo regional de carbono tem vaga de pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, em Piracibaba (SP) (Wikimedia)

Dentro desse contexto, o candidato a pós-doutorado deverá possuir título de doutor (recente) na área ambiental e domínio em métodos analíticos ambientais. É fundamental experiência prévia em técnicas de amostragem e análise de gases dissolvidos (equilíbrio de fases, equilibradores e análise cromatográfica) e técnicas de medidas de fluxo de gases (câmaras, covariância de vórtices turbulentos).

É também essencial experiência prévia em trabalhos de campo em áreas remotas. É esperado que o candidato tenha motivação e habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e apresente desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 28 de fevereiro de 2011: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e duas cartas de recomendação.

No caso de candidatos estrangeiros, os mesmos deverão comprovar capacidade de falar fluentemente o português devido às atividades de campo que serão desenvolvidas em regiões onde outras línguas são pouco utilizadas.

Os documentos devem ser enviados em formato PDF para o coordenador do projeto, professor Reynaldo Luiz Victoria (reyna@cena.usp.br), com cópia para a professora Maria Victoria Ramos Ballester (reyna@cena.usp.br).

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em