Petição aberta ao Exmo. Ministro de Educação, Fernando Haddad

terça-feira, fevereiro 08, 2011


Petição aberta ao Exmo. Sr. Ministro da Educação, Fernando Haddad: 

Solicitamos a V. Excia. que se digne considerar junto às nossas instituições acadêmicas e científicas a adoção de políticas que garantam aos professores e alunos a liberdade acadêmica de se discutir em salas de aula as evidências científicas favoráveis e desfavoráveis à teoria geral da evolução de Darwin através da seleção natural e/ou n mecanismos evolucionários. 

Os professores devem ser protegidos em sua carreira acadêmica de serem demitidos, importunados, intimidados, ou discriminados por apresentarem objetivamente em salas de aulas de ciência as evidências científicas favoráveis e desfavoráveis à teoria da evolução de Darwin. 

Os estudantes também devem ser protegidos de serem importunados, intimidados, ou discriminados por expressarem suas opiniões em salas de aulas de ciência sobre as evidências científicas favoráveis e desfavoráveis à teoria da evolução de Darwin de uma maneira apropriada. 

Além disso, a abordagem da teoria da evolução nos livros-texto de Biologia do ensino médio aprovados pelo MEC/SEMTEC/PNLEM precisa ser de um modo objetivo e atualizado pelo que vem sendo discutido intramuros na Academia há três décadas, nas publicações científicas onde há controvérsia entre os especialistas de renome, quando já se cogita uma revisão fundamental na teoria evolucionária para a explicação da origem e evolução da complexidade e diversidade das formas biológicas com uma nova teoria da evolução: a Síntese Evolutiva Ampliada. 

Duas questões importantes de cidadania que V. Excia. não pode se furtar não atender para o avanço da educação em ciência no Brasil.