A ciência como atividade aberta: dados abertos para a ciência aberta

quinta-feira, fevereiro 21, 2013


21/02/2013

Agência FAPESP – O editor-chefe da revista Nature , Philip Campbell, participa no dia 28 de fevereiro da conferência Science as an open enterprise: open data for open science , na sede da FAPESP, em São Paulo, quando falará sobre a importância de se escrever bem um artigo científico para tornar a ciência mais acessível. A conferência, que será proferida em inglês, ocorrerá entre 13h30 e 16 horas.

Formado em engenharia aeronáutica pela University of Bristol, com mestrado em astrofísica na Queen Mary, University of London, e doutorado em física atmosférica na University of Leicester, Campbell é o editor-chefe da Nature , uma das publicações de maior prestígio no meio científico, desde 1995.

A ideia do encontro é discutir por que o acesso aos dados das pesquisas é fundamental para entender os processos e para a comprovação dos resultados, permitindo que outros cientistas possam identificar falhas, comprovar, rejeitar ou refinar teorias, com vistas a uma boa prática científica. O editor comentará também o imenso volume de informações disponíveis nas bases de dados, a qualidade da comunicação e a colaboração na ciência como formas de maximizar seus resultados junto ao público, às empresas e à esfera política.

O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, também ministrará palestra sobre as perspectivas para uma ciência mais aberta e acessível.

O professor José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP e professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, e o professor Martyn Poliakoff, secretário de Relações Exteriores da Royal Society, serão os moderadores da conferência.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site